Cataratas do Iguaçu e um hotel na natureza
A imponência das águas em um hotel surpreendente
Por Sérgio Tamada*
Inaugurado na década de 1950, o Belmond Hotel das Cataratas é um marco arquitetônico brasileiro e o único hotel dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Com projeto influenciado pela arquitetura portuguesa, remetendo a uma fazenda colonial, o charme vai além de suas linhas clássicas, em que cada detalhe foi pensado para proporcionar experiências memoráveis. Seu tom de fachada na cor rosa pastel, escolhido para que tivesse o maior contraste com a natureza exuberante que o cerca, se tornou um patrimônio histórico e por esse motivo não pode ser alterada, bem como seus elementos arquitetônicos originais.
Seus quartos (com diversas configurações e vistas, geralmente para as quedas d´água ou para natureza extraordinária) incorporam móveis coloniais, piso escuro de madeira, e detalhes tropicais na decoração, sendo extremamente acolhedores após um dia de passeios.
De dentro do hotel é ainda possível avistar uma variedade enorme de pássaros, além de simpáticos quatis e lagartos, que saem no fim da tarde para buscar água e alimento. Um dos seus principais restaurantes, o Ipê, conta com gastronomia contemporânea, com pratos locais e internacionais, descompromissados, mas com ingredientes frescos, e um toque de requinte nacional.
Por estar dentro do parque, o hotel proporciona acesso aos hóspedes a qualquer hora do dia, sendo exclusivo para os clientes Belmond das 17h às 9h da manhã - imagine presenciar toda aquela força da natureza sozinho, umas das experiências mais especiais que já vivenciei.
Outras experiências imperdíveis
Sunset Cocktail
Um brinde no fim da tarde para observar o pôr do sol na área externa ao hotel. Super romântico e especial.
Piquenique
O hotel prepara uma cesta com quitutes deliciosos para serem aproveitados no lindo gramado em frente ao hotel, com as cataratas como pano de fundo, ideal para famílias e pequenos grupos de amigos
Churrasco
Organizado geralmente para grupos maiores, é montado nos belos gramados do fundo do hotel, com mesas ao ar livre, velas, flores, cordão de luzes, bar e típico churrasco sulista, para carnívoro nenhum botar defeito.
Durante a pandemia
Kit com máscaras, álcool em gel e repelente ficam à disposição dos hóspedes nos quartos; o restaurante funciona em estilo buffet, mas é possível pedir opções diretamente à mesa ou no quarto; academia funciona apenas com hora marcada.
Quando ir
O ano todo, sendo:
Primavera e verão
Época mais chuvosa, logo a vazão de água é maior e as quedas mais abundantes (também é bom para fazer os passeios de água, já que nos molhamos por completo - não esqueça uma muda de roupa)
Outono e inverno
Chove menos e pode fazer um friozinho a noite, mas a amplitude térmica é grande, então as manhãs costumam ser ensolaradas e com clima agradável.
* Sérgio Tamada é diretor de marketing na Teresa Perez Tours e esteve no Belmond Hotel das Cataratas no seu mês de reabertura, em outubro 2020.
