Prepare-se para o melhor deslizar no Chile
A cada ano, aumenta a procura dos brasileiros pelos principais resorts de esqui chilenos. Em 2022, vimos a total reabertura de Valle Nevado, Chillán, Portillo e Corralco, que caíram no nosso gosto pela proximidade com o Brasil e fizeram do Chile uma ótima opção para esquiadores de todos os níveis, bem como para férias em família.
Chillán: deslizando entre bosques
Variando de 1,5 mil metros acima do nível do mar a 2,4 mil metros, um dos resorts de esqui que têm ganhado as atenções é Chillán. Em uma região vulcânica, cercada por bosques de vegetação nativa, Chillán é dono da mais extensa pista de toda a América do Sul: a Três Marias, que, sozinha, detém 13 dos 35 quilômetros esquiáveis da estação. A diversidade de atividades é outra característica que sempre se destaca além do esqui, é possível fazer passeios em trenós e snowmobile, trekking, escalada e montanhismo ou simplesmente relaxar nas águas termais, que fazem a fama de Chillán.
Valle Nevado: o mais conhecido
Da capital, Santiago, levamos menos de duas horas de carro para chegar àquela que é a mais procurada das estações de esqui chilenas. Valle Nevado tem cerca de 900 hectares de áreas cobertas de neve, onde 40 pistas são servidas por 17 lifts, incluindo o primeiro teleférico de cabine fechada do Chile, que leva os visitantes às encostas dos Andes para se divertirem praticando snowboard ou esqui. Com après-ski caprichado, não falta atividade fora das pistas, além de opções gastronômicas que vão de delícias da Itália até uma sofisticada casa francesa. As crianças também têm vez por lá – há uma escolinha para os pequenos aprenderem a dar os primeiros passos na neve e o Kid's Zone, espaço totalmente dedicado a elas com diversas atividades recreativas.
A pioneiríssima Portillo
Uma jovem senhora de 72 anos, Portillo não é apenas a primeira estação estruturada do país: é referência por seu pioneirismo, pela excelente qualidade da neve e por sua beleza cênica, e recebe esportistas e visitantes do mundo todo atraídos pela sensação de refúgio e por possibilidades de aventura. Nos últimos anos, a estação recebeu um grande investimento dirigido à instalação de um novo sistema de fabricação de neve (que serve as mais de 30 pistas disponíveis) e seu único hotel passou por renovações – desde a decoração dos apartamentos até a estrutura de serviços, com piscina aquecida ao ar livre, spa, kids club e parede de escalada.
Corralco: a caçula entre as estações
Criada em 2013, em uma reserva nacional – a Malalcahuello, aos pés do vulcão Lonquimay –, Corralco é a mais nova estação de esqui chilena. Ela tem apenas 29 pistas, com níveis variados de dificuldade que servem tanto aos iniciantes quanto aos experts. Os iniciantes recebem atenção especial de uma equipe de instrutores certificados, em um ambiente natural com todas as condições necessárias para ajudá-los a desenvolver as aptidões de forma segura e divertida. Snowshoeing e trilhas por bosques são complementadas por excursões de snowmobile, caminhadas com raquetes de neve e visitas às termas da região.
QUANDO IR
Julho a setembro
ONDE FICAR
Corralco Resort de Montaña: situado em meio a uma exuberante floresta de araucárias, o Corralco Resort de Montaña oferece fácil acesso às pistas de esqui. Com projeto sustentável, a propriedade é integrada à paisagem – sua arquitetura combina madeira e pedras da própria região. Dispõe de 54 espaçosas acomodações equipadas com todas as comodidades modernas. Ao fim de um dia de esqui, o spa oferece relaxantes tratamentos e belas vistas da montanha. No restaurante, os visitantes desfrutam da alta gastronomia e do serviço impecável.
Hotel Termas Chillán: ski-in/ski-out, o Hotel Termas Chillán conta com amplas suítes, todas com vistas para as montanhas ou os bosques. Em seu spa, um dos maiores do Chile, piscinas climatizadas e espaços dedicados a tratamentos relaxantes, como massagens diversas e hidroterapia, ficam à disposição dos hóspedes. O hotel ainda proporciona atividades como dog sledding, snowmobile, snowshoeing, night ski e heliski, além de contar com um kids club e proporcionar aulas de esqui para crianças a partir dos três anos.
Hotel Portillo: entre imponentes montanhas cobertas de neve de excelente qualidade para a prática de esportes de inverno, o Hotel Portillo está situado à beira da estonteante Laguna del Inca. Com assinatura do chef Rafael Figueroa, os restaurantes servem pratos elaborados com os mais frescos ingredientes, como peixes,mariscos e os melhores cortes de carne.
Hotel Valle Nevado: um verdadeiro centro turístico planejado para a prática de esportes de esqui, snowboarding e heliski, o Hotel Valle Nevado é o melhor da região e o único com saída exclusiva para as pistas de esqui. Está localizado no alto da Cordilheira dos Andes, a 60 quilômetros de Santiago e a aproximadamente 10 quilômetros das estações de esqui La Parva, Farellones e El Colorado. O caminho é, em sua maioria, sinuoso, porém tem uma paisagem deslumbrante.

